O Google é uma das plataformas mais usadas pelos usuários, realizando cerca de 3,5 milhões de buscas diariamente. Em todos os momentos de dúvida, essa ferramenta se fez presente, proporcionando respostas rápidas e de qualidade.
Você deve se perguntar como funciona para escolher a melhor resposta durante a sua busca, certo? Bem, basicamente, os conteúdos são produzidos utilizando técnicas de otimização, sendo um fator que melhora e transforma a sua experiência dos buscadores.
Quer entender o que é, como funciona e como o SEO pode melhorar o posicionamento da sua empresa? Nós te explicamos. Siga a leitura!
O que é SEO?
Quando digitamos perguntas como “qual o melhor painel solar” ou “grávidas podem usar roupas apertadas” no Google, recebemos uma infinidade de resultados, certo?
Geralmente, levamos em consideração as 10 primeiras páginas, porém quando você acessa o conteúdo, todas têm algo em comum, as técnicas de otimização para mecanismos de busca.
Afinal, o que é SEO? A sigla consiste em Search Engine Optimization, ou seja, é um conjunto de estratégias usadas para otimizar textos e podem ser aplicadas em sites, páginas ou blogs para melhorar o posicionamento, visando gerar tráfego orgânico e autoridade para o seu negócio.
Confira nosso passo a passo para expandir a sua empresa para o digital!
Como funcionam os motores de busca?
Tudo isso é possível por meio dos motores de busca, pois são os responsáveis por rastrear, indexar e ranquear o seu conteúdo. Para uma página chegar entre os primeiros resultados da pesquisa, o robô do Google opera em três etapas que serão explicadas a seguir.
Crawling
O termo crawling, que vem do verbo “rastejar” em inglês, é usado para se referir ao processo de rastreamento. Não muito diferente do que uma aranha faria, os robôs da plataforma rastreiam todo o conteúdo, procurando por textos relevantes e de qualidade.
Indexação
Em sequência, os conteúdos são indexados no que chamamos de uma biblioteca de conteúdos da web. Dessa forma, as páginas ficam organizadas de acordo com o desempenho, velocidade de carregamento e as palavras-chave usadas.
Entenda a importância dessa leitura do Google aqui!
Ranqueamento
A partir das palavras-chave usadas por meio das estratégias de SEO, o robô do Google busca pela melhor página que responde melhor à dúvida do usuário.
Esse processo é denominado como ranqueamento, onde é analisada a relevância e qualidade do texto com o intuito de melhorar o posicionamento e a experiência do usuário.
Fatores de ranqueamento
O Google é uma plataforma que está em constante evolução, o que significa que existe uma variedade de fatores de ranqueamento. Entretanto, hoje explicaremos os principais que afetam o posicionamento do seu negócio.
On page
O SEO On Page é a otimização de páginas individuais que visam melhorar o posicionamento na barra de busca, alcançando, então, o público-alvo de maneira orgânica.
Aqui é analisado fatores textuais como tag de títulos, meta descrição, alt imagens, URLs, entre outros fatores que compõem o conteúdo para tornar o mais atrativo possível tanto para o usuário quanto para os robôs da ferramenta.
Caso seja seguido corretamente as técnicas de otimização, os Googlebots conseguem rastrear todo o blog ou site com maior facilidade e indexar na biblioteca de conteúdos relevantes.
Off page
Enquanto o tópico anterior fala sobre elementos dentro da página, o SEO Off Page diz respeito aos fatores externos que mostram a sua autoridade e relevância.
Para o Google entender o nível da sua especialidade no assunto, é analisada a quantidade, diversidade e contexto de backlinks, menções à marca, entre outras variáveis.
UX (User Experience)
Nada atrapalha mais o desempenho de uma página do que a falta de técnicas para melhorar a experiência do seu usuário. Vamos ser honestos, ninguém gosta de acessar um site que demora para carregar ou não responde a sua pergunta, né?
Portanto, a UX ou User Experience é um dos fatores que visa satisfazer as necessidades dos acessantes, sendo importante apresentar características como a utilidade, localização, acessibilidade, valor, confiança, entre outros.
Black Hat x White Hat
Em nosso país é comum que as pessoas resolvam tudo no “jeitinho” brasileiro, porém isso não funciona com o Google. Os Black Hats, são os conteúdos de baixa qualidade e com teor duvidoso, sendo um dos fatores mais odiados pela plataforma.
Apesar dessa técnica ter funcionado no início dos anos 2000, atualmente não é tão bem vista pelos Googlebots.
Por exemplo, todos os textos são produzidos a partir de uma palavra-chave, porém caso exista um excesso de seu uso no texto, a ferramenta de busca diminui as possibilidades de você ranquear entre os primeiros.
Além do uso excessivo de termos iguais, é importante também evitar conteúdos duplicados ou ocultos, camuflagem, fazenda de links, pois todas podem gerar punições e exclusão do buscador.
Atualmente, a menina dos olhos da ferramenta de busca é o White Hat, pois seguem as atualizações e diretrizes da plataforma, sendo estratégias que proporcionam textos de qualidade e relevantes para todos.
Como implementar técnicas de SEO em seu conteúdo?
Agora que você já sabe todos os benefícios e o que é SEO, mostraremos o que é necessário para implementar essa estratégia no conteúdo da sua empresa e como colher os frutos por meio do tráfego orgânico.
Objetivos
Assim como qualquer outro projeto, o primeiro passo aqui também é estabelecer o seu objetivo. Entre as possibilidades estão gerar vendas, leads, aumentar o tráfego orgânico e autoridade da marca, reduzir o custo de aquisição entre clientes e educar o mercado.
Essa etapa facilitará no momento de alinhar as estratégias de SEO com a visão da sua empresa. Com o auxílio do Domain Authority e Page Authority, é possível observar as métricas e indicadores que os seus conteúdos estão tomando.
Persona
Com o objetivo estabelecido, chegou a hora de criar a persona. Essa etapa consiste em criar um personagem semi fictício que representa o seu público-alvo, baseado nas informações de clientes existentes.
Essa etapa facilita muito o trabalho de um redator, visto que é possível descobrir a linguagem que deve ser utilizada para conversar com essa persona, além de também auxiliar na procura de palavras-chave que fazem sentido para a empresa e essas pessoas.
Ferramentas de SEO
Com todas as informações em mãos, você pode começar a colocar em prática. Para facilitar esse processo, o Google disponibiliza plataformas gratuitas que irão te acompanhar na criação de textos em SEO. Entre eles estão o Google Analytics e o Google Search Console.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados usada para conhecer seu público-alvo, descobrir as páginas mais acessadas e com melhor performance, monitorar o tráfego orgânico, compreender o engajamento e observar as conversões.
Google Search Console
Essa ferramenta é o que conecta o site e o Google, facilitando a comunicação entre ambos. Por meio de relatórios gerados pelo Google Search Console, você consegue ver os problemas de indexação, saber se a página foi hackeada ou penalizada, monitorar a posição de seu conteúdo na SERP, entre outros recursos.
Qual a importância das palavras-chave para a criação de conteúdo?
Antes de explicar a importância das palavras-chave para a criação de conteúdo, é importante entender que elas são basicamente os termos utilizados pelos usuários em suas buscas.
Dito isso, elas são essenciais para conseguir conversar melhor com os acessantes e resolver dúvidas frequentes por meio de um texto que use técnicas de SEO.
Baseado na intenção de busca, você pode produzir blogs e categorias que correspondem com o que o seu público-alvo procura, mostrando a autoridade da sua empresa e proporcionando uma ótima experiência de navegação.
Além disso, quando a produção é realizada corretamente e seguindo as diretrizes do Google, a plataforma compreende a relevância e aprimora o seu posicionamento.
Por que sua empresa deveria adotar técnicas de SEO?
A otimização para mecanismos de busca é a melhor forma de atrair pessoas organicamente, proporcionando resultados e conversões que agregam muito ao seu negócio.
É um fato que a forma em que os usuários enxergam o conteúdo tem mudado, e as técnicas de SEO acompanham essas mudanças, fazendo com que você esteja sempre entregando um material que envelheça bem e seja valioso.
Tal como em outras áreas, a presença de um profissional qualificado é fundamental para que essa estratégia funcione e melhore o posicionamento e autoridade da sua marca.
Por essa razão, a The Digital Eden oferece serviço SEO para tornar esse processo em algo leve e frutífero.
Por meio da criatividade, análise e estudo de dados, entregamos um trabalho que converse com seu público, criamos conteúdos relevantes tanto para o Google quanto para sua persona, além de construirmos linkbuilding para aprimorar a visibilidade da sua página!
Esperamos que tenha gostado de entender melhor o que é SEO e como funciona essa estratégia. Até a próxima!