Nem todo mundo sabe, mas o Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes para qualquer negócio hoje em dia. Saber configurá-lo corretamente e analisar as informações recebidas vai ajudar você a acessar muitas informações e insights essenciais para melhorar e otimizar a sua empresa.

Por isso, apresentamos 5 dados muito interessantes que você pode conhecer por meio dele e usar para fortalecer o seu negócio. Continue lendo!

1. Regiões ou cidades com mais visitantes

Provavelmente, você já sabe em quais regiões ou cidades suas vendas acontecem com maior volume, não é mesmo? Porém, o Google Analytics mostra outras áreas com alto potencial de vendas e que, talvez, você ainda não esteja trabalhando.

Ou seja, ele é uma ótima ferramenta para encontrar novas oportunidades de negócio e ampliar as vendas em território nacional.

2. Sites que geram visitas para o seu negócio

Quando fazemos colaborações com outros sites, jornais ou influenciadores, queremos saber qual o retorno desse trabalho. Para isso, é necessário verificar se a parceria está trazendo tráfego para o site e se isso está gerando vendas.

Compreender esse retorno do investimento (ROI) em sites e collabs nas mídias sociais é a chave para criar uma estratégia de trabalho bem direcionada. Nesse sentido, a ferramenta é ótima para saber se sua empresa está no caminho certo e se essa estratégia está sendo útil ou não.

3. Categorias e produtos mais importantes

Outro dado muito legal é que o Analytics também ajuda a monitorar as páginas, categorias e os produtos mais populares do seu site. Isso revela informações preciosas para o negócio. Você está focando seu esforço publicitário nessas categorias ou nesses produtos, ou será que está investindo em outros itens (menos populares)?

É preciso alinhar a estratégia de marketing do negócio ao interesse do usuário para, assim, obter os melhores resultados possíveis com esse investimento.

4. Perfis sociodemográficos e interesses dos visitantes do site

Se a sua marca já investe em marketing digital, é bem provável que tenha uma persona definida. No entanto, pode ser que ela não esteja bem direcionada ou não tenha nada a ver com a realidade do seu cliente potencial. 

É aí que entra o Google Analytics. Dentre as muitas estatísticas que encontramos na ferramenta sobre as pessoas que passaram pelo seu site, estão: sexo, idade e interesses. Ainda que essa última opção não nos ajude muito, saber o sexo e a idade dos seus visitantes (e possíveis clientes) são informações fundamentais para a tomada de decisões.

5. Caminho e tempo até a conversão

Muitas pessoas cometem o erro de olhar apenas para os dados de vendas e/ou contatos, e esquecem de analisar o caminho que o usuário percorreu até finalizar a compra. Graças ao Google Analytics, conseguimos selecionar dados fundamentais para o negócio, como a influência que suas campanhas tiveram no processo de compra.

O usuário comprou de forma orgânica, mas já conhecia o site devido a uma campanha no Facebook Ads? Isso significa que todo o trabalho de anúncios voltados para as redes sociais foi importante. Como nem sempre o usuário compra em seu primeiro acesso, é fundamental repassar os dados das conversões assistidas, ou seja, saber o que influenciou aquele cliente até que ele desse o último clique.

Além disso, é comum que o usuário não realize a compra no mesmo dia em que viu o  anúncio. O cliente tende a pensar e refletir antes de comprar determinados produtos. Por isso, é fundamental saber quanto tempo leva até a sua tomada de decisão, pois, assim, pode-se otimizar as campanhas de remarketing.

BÔNUS: A performance das suas campanhas

Antes de ir embora, vamos te dar um bônus! Pela nossa experiência, temos visto muitas empresas que investem online sem uma estratégia de medição bem direcionada. Assim, elas perdem muitos dados de conversão dos usuários que chegam no site e, consequentemente, muitas oportunidades de venda.

Sem dúvidas, saber usar o Analytics é uma das melhores formas de medir os resultados das campanhas do Google Ads, Facebook Ads e de outras plataformas online, o que torna o determinante na hora de otimizá-las. Ah! E o mais importante: ele é oferecido gratuitamente.

E aí, precisa de ajuda para otimizar essas campanhas? Fale com a gente!

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×