Fale conosco

Os primeiros meses do ano costumam ser mais calmos quando o assunto é vendas, né? Por isso, uma ótima oportunidade para movimentar o período é o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. A data possui um grande potencial para vendas e é até mesmo chamada de “primeira Black Friday do ano”. 

Em 2019, de acordo com uma pesquisa feita pela Social Miner e pela Opinion Box, 46,9% das pessoas já conheciam a data. Os números aumentaram para 64,1% em 2020, com expectativas para um crescimento cada vez maior nos próximos anos. Isso torna o evento praticamente obrigatório para o comércio online, já que se trata de uma ótima chance!

Consequentemente, esse é o momento ideal para seu e-commerce promover ofertas exclusivas. Pensando em já te ajudar no planejamento, separamos 4 estratégias para incluir na sua programação e aproveitar o Dia do Consumidor. Confira!

1- Analise o resultado de campanhas já realizadas

O primeiro passo é a análise dos resultados das promoções feitas anteriormente pelo seu e-commerce. Esse balanço é considerado crucial para o sucesso da campanha, já que se torna muito mais fácil traçar um plano assertivo a partir de dados que revelam o que deu certo e o que não deu em outras promoções.

Caso sua empresa ainda não tenha feito nenhuma promoção ou não tenha acesso aos números do que já foi executado, a alternativa é avaliar o tráfego dos últimos meses. Dessa forma, é possível ter informações importantes, como o produto mais vendido e quem é o público-alvo da marca.

2- Crie a Semana do Consumidor

Ao invés de fazer uma única promoção, você pode elaborar a Semana do Consumidor, com 5 dias de condições especiais. Para aproveitar ainda mais o momento, essa pode ser a oportunidade de fortalecer o uso do e-mail marketing e disparar todas as ofertas pela ferramenta, reforçando ainda mais a comunicação com seus clientes. 

Não esqueça que esse tipo de e-mail é enviado para quem já conhece sua marca e teve algum tipo de contato com ela, ou seja, pessoas que de verdade possuem interesse pelos seus produtos. Sendo assim, essas condições especiais podem ser aquilo que faltava para o lead finalmente finalizar uma compra, então ouse nas artes dos e-mails e invista em CTAs de qualidade.

Também leve em consideração que todas as promoções precisam ser realmente reais e fazer diferença no momento de finalizar o pedido. Por exemplo, um desconto de  R$2,00 não é uma redução que de fato faz diferença no bolso do consumidor, logo, não desperta interesse. 

Dica de promoções:

  • Compre e ganhe um brinde;
  • Compre 1 leve 2;
  • Frete Grátis;
  • Cashback;
  • 50% Off;

3- O cliente é prioridade: faça ele se sentir especial!

Esse também é o momento perfeito para fidelizar ainda mais seu público, por isso, que tal incluir uma mensagem de carinho na hora do envio dos pedidos feitos durante a data? A atitude é pequena, mas fará com que o cliente sinta-se totalmente especial e parte do negócio.

Outra opção, é incluir um brinde exclusivo nos envios feitos durante a semana: pode ser algo personalizado ou apenas um pequeno item que faça o cliente lembrar-se do seu e-commerce. No caso de uma loja de roupas femininas, por exemplo, uma alternativa é incluir lacinhos de cabelo como mimo.

4- Invista em tráfego

Mais do que nunca, seu e-commerce vai precisar de visibilidade. Então, essa é a oportunidade perfeita para investir em tráfego e criar campanhas personalizadas e persuasivas para atrair o público. Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado, portanto de nada adianta ter produtos de qualidade se eles não chegarem até as pessoas.

Confie essa atividade aos profissionais de tráfego que realmente entendem do assunto e que irão criar uma estratégia pensada, exclusivamente, na sua empresa e nas particularidades dela. Não tente fazer você mesmo algo que não é do seu ramo, pois a chance de dar errado é grande e você ainda vai perder tempo e dinheiro.

Aliás, também é importante que seu site esteja em pleno funcionamento e pronto para receber todos os visitantes. Entenda que quando alguém tem uma boa experiência de compra, a chance de retornar outras vezes é muito maior.   

É hora de juntar as informações…

Dicas dadas, agora é só tirá-las do papel e colocá-las em prática para o Dia do Consumidor. Com boas estratégias e bem executadas, os resultados positivos vão aparecer, aumentando o ticket médio do seu negócio. 

É essencial não se esquecer, após o término do evento, de analisar as táticas usadas durante o período e concluir o que realmente valeu a pena, funcionou e poderá retornar no próximo ano. Feito isso, você poderá ainda usar os resultados para dar um up nas vendas das próximas datas comemorativas de 2022.
Ainda não tem seu calendário e-commerce 2022? Faça o download gratuito aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
×