Segundo uma pesquisa do Movimento Compre & Confie, em parceria com a ABComm, o faturamento do e-commerce aumentou 56,8% só em 2020. Isso quer dizer que o hábito do consumidor mudou, ou seja, ele passou a comprar mais coisas online, o que deve impulsionar, ainda mais, as vendas do segmento. Dessa forma, muitas lojas estão se adaptando e entrando no mundo digital, o que aumenta a concorrência pela atenção e preferência do consumidor.

Esses dados ressaltam o quanto uma boa estratégia de Marketing Digital é fundamental para qualquer negócio. As empresas precisam ser vistas pelos clientes em potencial e fazer com que eles visitem seus sites. Mas como conseguir isso?

Contratar uma agência de performance, que cuide da visibilidade digital da sua empresa e traga mais tráfego para o seu site, é uma ótima maneira de aumentar as vendas da sua loja online. Por isso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para entender de uma vez por todas o que é tráfego. Se o seu objetivo é aumentar o alcance da sua marca e, consequentemente, atrair mais clientes, continue lendo.

A importância do tráfego para o seu negócio

Quando falamos de tráfego, muita gente pensa em trânsito. É que essa palavra quer dizer movimento, circulação. O tráfego digital é exatamente isso: uma medida para saber como está o fluxo de pessoas que passa pelo seu website.

O que nem todo mundo sabe é que não basta ter um site. Você investiu dinheiro, tempo e dedicação para criar algo incrível? Legal! Agora precisa receber visitantes, o que é um pouquinho mais complicado.

Normalmente, quando queremos encontrar algum serviço ou produto, basta pesquisar no Google e clicar em um dos sites indicados para acessar as informações desejadas. Mas você já parou para pensar no que é preciso fazer para que o seu site apareça ali nos resultados dos mecanismos de busca (como o Google)? 

Existem muitas maneiras de conseguir isso, uma delas é melhorar todas as páginas do seu e-commerce, ou seja, otimizá-lo para SEO. A sigla significa Otimização para Mecanismos de Busca (Search Engine Optimization) e consiste em configurações específicas que fazem com que o site seja percebido pelo algoritmo do Google. Dessa forma, ele aparecerá nos resultados das pesquisas e mais pessoas poderão acessá-lo. Nesse caso, a página estará recebendo tráfego orgânico, o que quer dizer que você não pagou por isso. Neste artigo, apresentamos dicas para gerar mais tráfego para o seu site.

Outra forma muito eficiente de aumentar o fluxo de visitantes é investir em anúncios pagos. Existem diferentes plataformas para anunciar, as principais são as redes sociais (o Instagram e o Facebook) e o Google, e essa escolha vai depender de quem é seu público. Assim, você vai gerar o que chamamos tráfego pago, porque são pessoas que vieram pro meio de um anúncio pago.

É claro que nem todo visitante está interessado no que você oferece. Por isso, é muito importante que sua estratégia de Marketing Digital seja bem elaborada para atrair bons leads (pessoas interessadas, saiba mais aqui) e convertê-los em vendas.

Atraindo possíveis compradores

Agora que você já sabe um pouco mais sobre tráfego, vamos entender a diferença entre receber um grande fluxo de visitantes e segmentar possíveis compradores. O que muda de uma estratégia digital para uma publicidade tradicional é a possibilidade de direcionar todos os seus esforços para as pessoas certas e, com isso, economizar recursos.

Por exemplo, um site de moda gestante pode focar suas campanhas em atrair apenas mulheres grávidas, de forma que seus anúncios não apareçam para homens, adolescentes ou crianças.

Dentre as muitas coisas que vão contribuir para que seu site receba leads qualificados está a pesquisa correta de palavras-chave. Isso significa que não adianta usar palavras genéricas sem ligação com o seu produto. Se você vende chocolate, por exemplo, essa é uma palavra-chave importante. Já “sobremesa” é muito abrangente, já que pode atrair os consumidores errados, como aqueles que estão em busca de sorvete.

Outra coisa importante é nutrir seus leads com conteúdos relevantes. Para criar um relacionamento, nada melhor do que ajudar o seu público. É uma relação de ganha-ganha: você compartilha conhecimento e expertise, ele devolve em engajamento com a sua marca. Com isso, você adquire autoridade, cativa sua audiência e se torna a primeira opção de compra do consumidor.

O que um gestor de tráfego faz?

Considerando todas as particularidades que envolvem o tráfego online, muitas empresas optam por contratar um gestor de tráfego. Esse profissional é responsável por definir a estratégia da sua empresa, por exemplo: tráfego orgânico ou patrocinado? Ele também vai identificar e direcionar o público-alvo, e gerenciar as suas campanhas.

Para que seu plano de Marketing Digital seja bem sucedido, também é fundamental analisar todos os dados obtidos em cada ação. Quem visitou o site? Qual a idade média do público? Qual o gênero? Quantas compras foram realizadas? Esses clientes viram quantos anúncios antes de finalizar o pedido? 

Devido à importância e riqueza de detalhes envolvidos na criação de uma campanha e análise das métricas, muitas empresas optam por contratar uma agência de performance, de forma que toda essa análise será feita pelo seu gestor de tráfego. Afinal, uma agência especializada tem todo o conhecimento necessário para otimizar suas campanhas, sem perder tempo com estratégias que não funcionam e isso fará muita diferença no resultado final.

No artigo 5 dados do seu negócio que você pode conhecer no Google Analytics, falamos mais sobre como esses dados são essenciais para otimizar seus anúncios e alcançar mais leads qualificados.

Agora que você já sabe tudo sobre tráfego, é só definir a melhor estratégia e alavancar suas vendas!

Precisa de uma ajudinha com o tráfego do seu e-commerce? Clique aqui!

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×