Fale conosco
folha-com-um-grafico-dentro-em-um-fundo-verde-entenda-o-que-é-roi-de-uma-vez-por-todas

O R.O.I vem do inglês Return Over Investiment, que significa Retorno Sobre Investimento. Essa é uma métrica fundamental para descobrir se uma ação ou investimento está trazendo ganhos.

Para ir um pouco mais afundo no tema, precisamos entender outros conceitos fundamentais do marketing digital que são os KPIs

Já ouviu falar dessa sigla? Se ainda não, continue aqui que vamos te explicar tudo!

KPI

Key Performance Indicator ou no bom português Indicador chave de performance, os KPIs são muito úteis para medir uma estratégia, se está avançando ou retrocedendo.

No entanto, tem alguns indicadores que não valem muito a pena acompanhar, e o nome deles são Métricas de Vaidade.

As métricas de vaidade são aquelas que dão uma alegria imensa para o ego, mas que, na verdade, não significam quase nada, já que não contribuem para o objetivo principal. Um exemplo pode ser número de seguidores no Instagram, que é bom, mas sabemos que no orgânico o algoritmo entrega para entorno de 10% dos seus seguidores, outro exemplo pode ser um aumento nas visitas ao site que também é algo legal, porém se não resultar em conversão de nada adianta.

Mas voltando, os principais indicadores chave de performance no marketing digital são o CPL (custo por Lead), taxa de conversão, ticket médio, leads por canal e é claro o ROI que vamos falar a seguir!

ROI 

Como já falado no início do post, o ROI é uma métrica que ajuda a descobrir se uma ação ou investimento está gerando lucro.

Essa métrica é sensacional para o marketing de uma companhia, porque se pensarmos que a alguns anos atrás, utilizávamos mais fortemente mídias como outdoor, anúncios em jornais ou folhetos, que  infelizmente, não forneciam nenhum dado para saber se o dinheiro que você colocou na campanha estava sendo convertido em lucro para a empresa.

E com o marketing digital ficou tudo mais fácil, logo que é possível quantificar mais precisamente o que gastou, por exemplo, em anúncios no Google Ads ou Facebook Ads e quanto isso te deu de retorno.

Dando assim um norte para o gestor e para a equipe de marketing, se é viável continuar campanha x e pausar campanha y ou até mesmo mudar toda a estratégia.

Como calcular

O cálculo do ROI é bem simples de se fazer, você precisa do custo seja ele o quanto gastou em anúncios, as despesas com a internet, a contratação de serviços etc e o valor da receita que é o quanto a empresa arrecadou. 

ROI= ( Receita- Custo)/ Custo X 100

Para ilustrar, vamos dizer que em determinada campanha você gastou R$1.000,00  com as despesas e teve de receita R$ 10.000,00 aplicando a fórmula fica assim 

ROI=10 000 – 1000     

ROI=  9000 / 1000

ROI= 9 X 100

ROI= 900

 Concluindo você vai ver que o retorno sobre investimento da campanha foi de 900% algo realmente incrível. Para deixar bem claro, o melhor ROI que você pode ter é o que fica positivo ok? Já que se o número for negativo quer dizer que você perdeu dinheiro, o que obviamente não é bom

Como Aumentar o ROI?

Para ter um retorno sobre investimento maior a principal dica é analise, repense e otimize.

Através da análise do ROI anterior, você já tem um panorama de como tudo está indo, então pegue o que não está funcionando e veja o porque e como pode melhorar seja uma campanha de Ads ou uma estratégia, analise, repense e parta para ação.

Conclusão

Com certeza essa métrica é de grande importância tanto para o marketing como para empresa e merece muito a nossa atenção, para que tudo ocorra bem e o negócio chegue cada vez mais perto do sucesso.

Tem alguma dica ou opinião sobre o assunto? Então escreva aqui nos comentários, queremos muito saber e não esqueça de compartilhar esse post para que mais pessoas venham saber da importância desse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Conosco
× Como podemos te ajudar?