Fale conosco

O Google está constantemente realizando uma “leitura” de todos os websites, pelo motivo de que ele necessita de saber quais sites são relevantes e geram conteúdos interessantes, para assim realizar o seu rankeamento de relevância. Por este motivo, é muito importante compreendermos o porquê o Google realiza esse “scan”, esta “leitura”, pois de tal forma podemos otimizar nosso site para uma leitura “ideal” para o grande buscador, assim conseguindo um melhor posicionamento nas pesquisas.

Primeiramente, devemos compreender, que quando realizamos uma pesquisa no Google, este realiza uma análise com base em vários critérios, para encontrar qual página atende de forma mais eficiente o(s) termo(s) buscado(s), ou seja, as palavras-chave.

O Google basicamente vai “entrando” de link em link em uma questão de milissegundos e os rastreando (menos as páginas que contenham códigos para não ser encontradas, mas isso seria assunto para um outro post.) De tal forma procurando todo o conteúdo disponível ali naquelas páginas e aglomerando dados para seus servidores internos, é um assunto profundo, por isso por hora vamos dar apenas uma “pincelada”, a questão da leitura em detalhes fica para uma próxima pois não é o nosso foco no momento.

Mas por enquanto, tenha em mente que o objetivo do Google é fornecer os melhores resultados de pesquisa possíveis, para assim fornecer uma melhor experiência aos seus usuários. 

Toda a vez que o Google encontra uma página, ele armazena uma “cópia” de suas informações em seu servidor. A este processo damos o nome de indexação. Quando uma página está indexada no Google, este pode mostrar ela como resultado de buscas, por isso a importância de estar com a página indexada.

Para conseguir uma indexação e consequentemente aparecer em uma boa posição no ranking de pesquisas posteriormente, devemos focar em alguns elementos para gerar uma otimização, como: Geração de conteúdo de qualidade e relevante para o Google, Ter o site linkado com outros ou comentado em outros (backlinks), prover uma boa experiência ao usuário, uma otimização realizada para dispositivos mobile, autoridade e etc.

Por isso, um esforço contínuo deve ser realizado para melhorar a qualidade do seu site em termos de SEO. Isso é obtido apenas com alterações estratégicas e geração de conteúdo, (como este que você está lendo neste momento :)) Além de compreensão da forma como o Google funciona e as prioridades do buscador.

Trabalhe seu site e garanta uma otimização, pois de tal forma estará sempre no “radar” do Google, e sua marca e negócio serão conhecidos. 

Espero que este texto tenha ajudado você gardener a compreender este assunto de forma simplificada, abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Conosco
× Como podemos te ajudar?