Quem Somos

Saiba como o Google Bert pode transformar a experiência de pesquisa

Você já deve ter ouvido alguém comentar que o português é uma das línguas mais difíceis de se aprender. Geralmente, as justificativas estão relacionadas a complexidade da gramática e a quantidade de significados que uma só palavra pode ter, como, por exemplo, tênis ou rede. 

Se esse processo de entender as nuances do idioma é difícil para nós humanos, imagina para os mecanismos de buscas que precisam identificar e compreender todas as suas dúvidas, inclusive aquelas que digitamos errado e esquecemos de usar preposições para gerar sentido. 

Por essa razão, o Google Bert surgiu, um algoritmo criado para melhorar sua experiência de pesquisa. Quer saber mais sobre? Continue lendo! 

O que é o Google Bert?                        

O Google Bert é um algoritmo criado para entender da melhor forma a linguagem humana. O termo é uma abreviação para Bidirectional Encoder Representations from Transformers, ou seja, é uma tecnologia que opera a base das redes neurais. No entanto, o que é isso? Nós te explicamos. 

Conhecidas pelo seu uso em pesquisas guiadas por inteligência artificial, elas são responsáveis por aprender e reconhecer padrões no idioma escrito, seguindo a ordem natural das frases ao invés de analisar palavra por palavra. 

Portanto, se o seu texto possui expressões e conjugações que mudam o sentido dependendo do contexto citado, ele será capaz de compreender melhor o que você quer dizer no seu conteúdo e também identificar qual a sua intenção de busca. 

Leia também sobre gestão de tráfego pago! 

Como esse algoritmo funciona?

Para entender como o algoritmo funciona, é importante saber que o Google é o único mecanismo de busca que usa processamento de linguagem bidirecional. Isso significa que ao invés de analisar as palavras somente do lado esquerdo ou direito, ele avalia o contexto de cada termo. 

Então, por exemplo, digamos que você digite a seguinte frase no seu conteúdo: “Juliana jogou tênis com seus pais”, automaticamente, essa atualização consegue compreender o sentido. 

Ou seja, ele sabe que Juliana pode ser substituída pelo pronome “ela” ao decorrer do texto, assim como tênis está se referindo ao jogo e não ao calçado. 

Chegamos ao segundo ponto, se o objetivo do Bert é avaliar as intenções de buscas, ele não está fazendo o mesmo trabalho do RankBain? Não, pois ele não precisa saber quais foram as pesquisas passadas do usuário para entender o que está sendo pesquisado. 

Isto é, o algoritmo tem o poder de decifrar tanto a linguagem humana quanto o sentido das palavras, saber quais suas relações na frase e escolher o conteúdo que responde da melhor forma a sua dúvida. 

Qual a importância e os impactos do Google Bert nas pesquisas?

Todos que almejam expandir o negócio para o digital têm dificuldade para entender como funciona o mecanismo de busca, certo? Para facilitar, basta imaginar que o Google tem o funcionamento parecido com o de uma biblioteca. 

Isto é, caso tenha necessidade ou interesse em saber sobre algum assunto, você entra no recinto e dentro tem um bibliotecário preparado para te ajudar a encontrar um conteúdo que corresponda ao que está procurando. 

Dito isso, se o objetivo é sempre compartilhar informações que respondam a sua intenção de busca, o certo é que as atualizações foquem em melhorar a sua experiência de pesquisa e leitura. Afinal, ninguém quer pesquisar algo e receber dados incorretos, certo?

Com o Bert, suas respostas serão cada vez mais assertivas, visto que ele consegue entender erros de grafia, a falta de conjunções e preposições, tal como o sentido baseado no contexto pesquisado. 

Enquanto isso, o papel dos conteudistas é usar a linguagem natural em todos os seus textos para que o buscador identifique o seu conteúdo como de valor e relevante o suficiente para ser indexado para determinadas palavras-chave. 

Como otimizar o conteúdo para o SEO?

Uma das grandes preocupações quando surgiu esse algoritmo era em relação ao SEO. No entanto, diferente das outras atualizações, esta analisa melhor os conteúdos relevantes, podendo afetar somente o posicionamento caso o texto não seja de qualidade. 

Em outras palavras, caso tenha um artigo como featured snippet, conhecido também como posição zero do Google, que não responde à palavra-chave usando linguagem natural, o Bert pode mudar seu ranqueamento e substituir por uma página melhor otimizada. 

Sabendo disso, como faço para otimizar seu conteúdo após essa atualização? Simples, focando na experiência de leitura do seu usuário. As técnicas e estratégias devem continuar as mesmas, porém existem algumas regras que não devem ser esquecidas, como as práticas citadas abaixo. 

Escreva um conteúdo de qualidade

Uma dica valiosa para todos os conteudistas é se perguntar enquanto escreve: “Eu pararia para ler esse texto?”. Se a resposta for sim, você está no caminho certo. 

Apesar do Google Bert conseguir identificar erros ortográficos, isso não é um motivo para diminuir a qualidade de seus artigos, pois afeta diretamente a experiência de leitura do seu usuário. 

Logo, escreva de forma natural usando o português correto para que a sua marca não perca credibilidade no assunto. O ideal é escrever usando o EAT, ou seja, experiência, expertise, autoridade e confiabilidade para aumentar sua visibilidade organicamente. 

Foque nas intenções de busca

No SEO as palavras-chave ajudam os conteudistas a entenderem a dúvida do usuário, facilitando o processo da escrita. No entanto, embora seja um forte aliado, o seu foco deve estar sempre na intenção de busca. 

Por que dizemos isso? Bem, ninguém quer pesquisar “produtos para cabelo ondulados” e receber um guia sobre como cuidar de seus fios capilares. O seu objetivo deve ser responder o que ele ou ela está procurando usando uma linguagem natural, sem enrolar e forçar nada. 

Busque relações semânticas entre as palavras

Antes da atualização, os conteúdos usavam geralmente a palavra-chave exata. Por exemplo, se a pessoa pesquisava “Internet como escolher”, as respostas usariam o termo como está apresentado. 

Entretanto, agora com o Google Bert é possível criar textos adicionando gírias, sinônimos, preposições e conjunções para soar mais natural para o leitor. Essa prática torna a leitura mais prazerosa e satisfatória, aprimorando a experiência do usuário em sua página. 

Priorize uma boa experiência de leitura

Vamos ser honestos, atualmente é uma missão quase impossível fazer com que o seu leitor mantenha a atenção até o final do texto. Isso acontece devido aos avanços tecnológicos que buscam entregar satisfação instantânea em questão de segundos para as pessoas. 

Por essa razão, a sua prioridade deve estar em proporcionar uma boa experiência de leitura. Você consegue fazer isso por meio de uma escrita envolvente e natural, negritos, links e imagens ao decorrer do texto. 

Todos esses recursos ajudam na escaneabilidade do conteúdo e incentivam o leitor a continuar lendo o seu artigo. 

Já conhecia o Google Bert? Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre esse algoritmo. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre Meta Ads. Até a próxima! 

Endereço

Centro Empresarial Jose Barão – R. Princesa Isabel, 138 – Sala 104 – Zona 04, Maringá – PR, 87014-090