Quem Somos

Core Web Vitals: conheça as principais métricas do Google!

O usuário é o protagonista de qualquer negócio, o que torna necessário a presença de estratégias de SEO que melhoram a visibilidade da sua marca e providenciam uma ótima experiência de navegação. 

Afinal, ninguém gosta de clicar em uma página e receber um resultado sem conteúdos de valor, certo? Portanto, toda vez que seu consumidor pesquisa uma dúvida no Google, ele espera receber uma resposta que corresponda com a palavra-chave usada, assim como um site intuitivo com carregamento rápido. 

Mas, como o mecanismo de busca saberá que a minha empresa está cumprindo todas essas exigências? Simples, por meio do Core Web Vitals. Quer saber mais? Continue lendo e fique até o final para aprender como melhorar a pontuação de suas métricas! 

O que são Core Web Vitals?                     

O Core Web Vitals são indicadores responsáveis por identificar se o seu usuário teve uma boa experiência de navegação. Esses elementos se baseiam em dados como o tempo de carregamento da página, a duração de cada interação e a estabilidade do conteúdo. 

Além disso, ele se conecta com outros fatores de ranqueamento, ou seja, a compatibilidade com dispositivos móveis, a segurança, o protocolo de Https e pop-ups não intrusivos. 

O conjunto dessas informações são usadas para avaliar a qualidade do seu site e analisar quais são as falhas que podem estar afetando o relacionamento entre marca e consumidor, facilitando o planejamento estratégico focado em melhorias. 

Qual a importância dessas métricas?

Se o seu objetivo é melhorar a visibilidade da sua marca, assim como aumentar o tráfego orgânico do seu site, essas métricas são fundamentais. Segundo o Google, páginas que implementam estes indicadores possuem 24% menos chances de os usuários abandonarem o seu site.

Isto é, quando empresas proporcionam uma experiência rápida e de qualidade, o robô do mecanismo de busca considera o impacto dos resultados positivos provenientes deste algoritmo e indexa o seu e-commerce na categoria de conteúdos relevantes para consumidores do seu setor.

Quais são as métricas do Core Web Vitals?

Ok, você já sabe que os indicadores são uma forma de medir em dados a experiência do usuário. No entanto, quais são essas métricas? Não se preocupe, explicamos as principais abaixo!  

Largest Contentful Paint (LCP)

O Largest Contentful Paint ou LCP é a métrica do Core Web Vitals responsável por medir o carregamento de todo o conteúdo do seu site. Diferente do FCP que analisa somente a primeira impressão e a FMP que avalia a principal ação, essa atualização faz o trabalho completo.

Para a sua página ser classificada como boa, ela deve carregar em menos de 2,5 segundos. Se demorar mais do que isso, significa que é necessário realizar alguns ajustes para melhorar esse aspecto, pois esse fator pode ser o motivo por trás de tantos visitantes não ficarem por muito tempo no seu site.  

Aproveite e leia também nosso conteúdo sobre Meta Ads! 

Interaction to Next Paint (INP) 

Quando o Google criou essas métricas em 2020, o FID era o elemento principal para medir o atraso de resposta da página. No entanto, o mecanismo de busca anunciou que esse fator será substituído em março de 2024 pela “Interaction to Next Paint”. 

O seu trabalho será analisar o tempo que o site demora para responder a ações como cliques e pressionamento de tecla, considerando o atraso, o tempo de processamento e a apresentação do recálculo relacionado ao carregamento do layout. 

Para ser considerado um bom INP, é importante ter um carregamento que demore menos de 200 milissegundos. 

Cumulative Layout Shift (CLS)

Esse é o indicador que identifica a frequência e o nível de gravidade presente nas mudanças realizadas pelo seu site. 

Por exemplo, você entrou em uma página, eles pediram os seus dados para te enviar novidades, porém no momento que começa a digitar, o formulário muda de posição e faz com que o clique de conclusão vá para outro lugar. 

Além de estressar o usuário, esse erro pode gerar problemas, visto que o click pode ser direcionado para algo que ele não queria. Para evitar isso, o Cumulative Layout Shift ou CLS deve estar abaixo de 0.1 para que toda a página carregue de forma sincronizada. 

Aproveite e leia sobre tráfego pago! 

Como melhorar a pontuação no Core Web Vitals?

Chegamos ao x da questão, existe uma forma de evitar que esses erros aconteçam para não afetar a experiência do usuário na página? A resposta para essa pergunta é sim. Algumas práticas podem ser usadas para melhorar sua pontuação no Core Web Vitals, como as que serão apresentadas abaixo. 

Preste atenção na velocidade de carregamento

Em primeiro lugar temos o carregamento, uma vez que é o fator principal para fazer com que o usuário saia de sua página. Portanto, reduzir a velocidade é o primeiro passo para proporcionar uma experiência satisfatória de navegação. 

Algumas medidas podem ser implementadas para alcançar esse objetivo como, por exemplo, otimizar imagens, pré-carregar recursos importantes,  comprimir e compactar arquivos, e ativar o cache por meio de um serviço worker. 

Melhore o tempo de resposta do seu servidor

Outro ponto muito importante para o Core Web Vitals  é o tempo de resposta do seu servidor, o que torna necessário adotar algumas medidas para melhorar e minimizar esses delays. 

Se o seu objetivo é evitar que isso aconteça, tente otimizar o seu site, direcionar os usuários para um CDN próximo, armazenar os cachês da página HTML, assim como antecipar conexões realizadas por terceiros. 

Reduza os arquivos e divida Javascript pesados em tarefas menores

Os scripts podem ser considerados como um dos maiores inimigos do carregamento completo avaliado pela LCP, pois quando o navegador está analisando o HTML do site, ele demora para carregar qualquer conteúdo e afeta negativamente a experiência do usuário. 

O ideal para melhorar esse fator é eliminar caracteres para reduzir os arquivos,  separar e encerrar as tarefas longas, otimizar a página para que esteja preparada para cada interação, tal como diminuir o tempo de execução do Javascript. 

Adicione width e height em imagens e vídeos

O width e o height são duas configurações específicas para imagens e vídeos que não devem faltar, por poderem modificar o desempenho de carregamento do layout da sua página. Para melhorar sua pontuação no Core Web Vitals, é fundamental que você defina a largura e altura de suas mídias. 

Use um worker da web

O bloqueio da linha de execução principal também é considerado um dos principais motivos para o atraso de entrada de um site. Pensando em solucionar esse problema, temos os web workers, plataformas que colocam o JavaScript em segundo plano para execução. 

Como o profissional de SEO pode ajudar no desempenho do seu site? 

As métricas criadas pelo Google são importantes para ajudar o seu site a entrar nos primeiros resultados do mecanismo de busca, pois a partir desses dados é possível observar o que deve ser ajustado para melhorar o desempenho e a experiência do seu usuário. 

Todas as medidas para aprimorar as pontuações dos indicadores dependem de estratégias presentes no campo do SEO, sendo sempre indicado o trabalho de um profissional especializado para analisar a situação da sua página, avaliar as melhores medidas e implementá-las.

Aqui na The Digital Eden você encontra esse braço direito para auxiliar na sua performance no digital. Somos uma agência comprometida em entregar resultados por meio de um trabalho transparente e especializado. Entre em contato e venha construir um caminho frutífero conosco! 

Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre os Core Web Vitals. Aproveite e entenda o que é Google Ads. Até a próxima! 

Endereço

Centro Empresarial Jose Barão – R. Princesa Isabel, 138 – Sala 104 – Zona 04, Maringá – PR, 87014-090