Hoje, uma das formas de chamar a atenção do cliente ideal é com o Inbound Marketing. Essa técnica já existe há muitos anos — desde 1999, mais precisamente — desenvolvida pelo autor Seth Godin, no livro “Marketing de Permissão”.
Esse modo de desenvolver um relacionamento com o cliente é super vantajoso em vários aspectos mas, principalmente, no quesito vendas, visto que, a partir do conteúdo de Inbound Marketing desenvolvido estrategicamente, é possível chamar a atenção das pessoas que realmente apreciam o seu tipo de produto/serviço.
Portanto, se você quer implementar ações de Inbound Marketing de forma estratégica no seu negócio, continue lendo esse conteúdo!
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing — ou marketing de atração — é uma estratégia desenvolvida para conquistar mais clientes a partir de um conteúdo criado especificamente para este público. Sendo assim, nessa estratégia, não é a empresa que busca o cliente, mas o contrário, sendo conquistado com base no que foi desenvolvido para alcançá-lo.
Antes de tudo, o primeiro passo para chamar a atenção de potenciais clientes, é oferecer conteúdos de qualidade que tirem as dúvidas desse potencial cliente, mostrando que existe uma empresa especializada para a resolução desse “problema”.
Após isso, é desenvolvido uma estratégia de relacionamento com o cliente, pois esse é o diferencial do Inbound Marketing. A partir dessa conexão com o lead, é possível gerar valor no produto ou serviço oferecido e destacar o diferencial da empresa no mercado.
Como implementar o Inbound Marketing no meu negócio?
Existem algumas etapas dentro do Inbound Marketing que o potencial cliente precisa passar, sendo essas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Cada uma delas é necessária para guiar esse cliente por todo o funil de vendas de forma estratégica e efetiva.
Atrair
O primeiro passo é atrair os potenciais clientes. Para isso, é necessário que o seu negócio marque presença no online com um conteúdo de qualidade em alguma plataforma (como um site), investir em conteúdos SEO, tráfego pago, entre outros.
Dessa forma, você estará sinalizando na internet que tem a solução para um problema que, muito possivelmente, seus potenciais clientes estão buscando. Porém, quando ele chegar até a sua plataforma, ela precisa ter conteúdos que mostrem autoridade no assunto em questão.
Converter
A próxima etapa é a conversão desse lead, ou seja, coletar os dados importantes desse possível cliente para que o contato não se perca mais tarde, como nome, e-mail, telefone para contato, entre outros.
Esse movimento pode ser feito a partir de uma oferta como, por exemplo, um cadastro para ganhar cupom de desconto, um material rico, como um ebook, manual, etc., uma aula grátis, modelos prontos (que façam sentido no seu nicho), entre outros.
Relacionar
Após a coleta desses dados, é importante dar início ao relacionamento com o novo lead. Para isso, existem algumas técnicas, como enviar newsletters, com um conteúdo mais completo e interessante sobre o tema de interesse do público, ou um e-mail de produto, apresentando os produtos/serviços que a empresa tem para oferecer, promoções, etc..
Essa manutenção do relacionamento com os clientes é importante para que eles não se esqueçam de que a sua marca existe (importante: sem spam de e-mails na caixa de entrada), além de mantê-los atualizados sobre as novidades da sua empresa.
Vender
Depois de todos esses passos, chegou o momento de gerar vendas. Esse processo de vendas a partir do Inbound Marketing também é diferenciado, visto que, quanto mais alto o ticket médio da sua empresa for, mais o cliente precisa ter confiança no produto/serviço que está sendo oferecido para ele.
Portanto, essa confiança será conquistada a partir do relacionamento que foi — e está — sendo nutrido desde o começo. Além disso, durante todo o processo de venda, é necessário oferecer todo o suporte para que o cliente continue nesse relacionamento com a marca e aprecie cada vez mais o serviço prestado.
Analisar
Com esses resultados, é importante analisar os dados de todas essas ações para entender se a estratégia foi aplicada de forma correta ou não. Aqui, é quando tudo pode ser mantido ou repensado para os futuros clientes.
Para fazer isso, existem ferramentas disponíveis que ajudam nesse sentido, mensurando os dados e facilitando a leitura como, por exemplo, o Google Analytics, RD Station Marketing, entre outros.
Benefícios do Inbound Marketing
Em suma, o Inbound Marketing gera um relacionamento entre a marca e o cliente de um modo que o Outbound Marketing não faz. Por esse motivo, o cliente vai comprar o seu produto, ou contratar o seu serviço, porque ele precisa mas, também, porque ele confia.
A sua marca será a escolhida sempre por causa do relacionamento. Esse cliente vai conhecer a história da marca, vai entender os porquês do seu produto ser o melhor do mercado e vai confiar. Isso é o que vai destacar a sua empresa no mercado diante dos seus clientes, tornando-os fiéis ao que você oferece.
Comece a partir de hoje!
A implementação do Inbound Marketing não precisa de um momento específico para começar. Se você se interessou e quer ter um conteúdo diferenciado no mercado, a The Digital Eden é a empresa ideal para te ajudar nesse assunto!
Além de sermos uma empresa especializada em tráfego pago e SEO, oferecemos serviços de Inbound Marketing para que a sua empresa seja destaque no mercado, com estratégias para e-mail marketing, produção de blogposts e mais. Clique aqui e fale com a gente.