Quem Somos

Tráfego pago: Contratar uma agência ou fazer por conta própria?

Você decidiu que sua empresa vai marcar presença no digital. Então, faz uma página no Facebook e no Instagram e começa a divulgação de seus produtos e/ou serviços. A partir daí, passa a utilizar todas as ferramentas disponíveis nas plataformas para ter mais alcance, mais leads e, dessa forma, vender para mais pessoas. 

Mas, com o passar do tempo, você percebe que somente o tráfego orgânico não está impulsionando as vendas com a rapidez que gostaria… você quer mais leads, gerar mais vendas e ter mais clientes. Portanto, o tráfego pago é o próximo passo que você precisa dar, mas aí vem a dúvida: “faço por conta própria ou pago uma agência para me ajudar?”.

Para sanar suas dúvidas a respeito do tráfego pago e de tudo que envolve esse mundo, desenvolvemos esse conteúdo para você decidir qual caminho seguir para ter mais sucesso no mundo digital. Continue lendo!

Entendendo o tráfego pago e o tráfego orgânico

Antes de tudo, é importante entender o que é o tráfego pago para, assim, considerar a questão anterior. Essa técnica consiste em produzir anúncios de produtos e/ou serviços em plataformas que contenham ADS, como o Google ou o Meta, a partir de um investimento e uma estratégia para alcançar mais pessoas que se interessam pelo tipo de produto e serviço divulgado.

Por ser um formato de divulgação pago, os resultados, tanto de alcance, quanto de vendas, surgem mais rápido do que no orgânico, se for desenvolvida uma estratégia bem pensada. A partir disso, é possível considerar a persona da marca, buscar públicos semelhantes e divulgar somente para essas pessoas.

É importante entender que fazer tráfego pago vai muito além de apenas clicar no botão “patrocinar” e deixar que a plataforma utilize seu investimento sem um planejamento correto para o que você precisa. Por isso, investir em um tráfego pago bem feito por profissionais técnicos, que sabem desenvolver estratégias, utilizar as ferramentas e aplicar seus investimentos de forma correta é a melhor forma de se destacar no mercado e atingir o seu objetivo.

Todas essas estratégias são um investimento para que sua página tenha mais visitantes e o crescimento do seu negócio seja mais rápido e efetivo. Entretanto, o tráfego orgânico não deve ser ignorado e deixado de lado, focando apenas nas estratégias do tráfego pago, pois ele também é importante para conquistar clientes, mesmo que a longo prazo.

No tráfego orgânico, os resultados são mais demorados, pois atinge a persona da marca aos poucos e gera visitas e/ou vendas conforme elas vão se interessando pelo que é oferecido e procurando por ele especificamente. Se o seu negócio estiver bem posicionado nas ferramentas de busca com o SEO, as chances dele ser encontrado são bem maiores.

Uma das vantagens do tráfego orgânico é que quando a pessoa certa encontra uma marca que ela se identifica completamente — tanto com o produto ou serviço, quanto com o conteúdo oferecido — na maioria das vezes, ela acaba se tornando um lead vitalício, por ser algo que ela realmente aprecia e procura.

Plataformas de ADS

Atualmente, existem cinco plataformas no mercado que são as principais opções quando o assunto é investir em estratégias para tráfego pago e SEO no digital, sendo elas:

  • Google ADS
  • Youtube ADS
  • Facebook ADS
  • Instagram ADS
  • LinkedIn ADS

Por mais que pareçam ser muitas opções e diversos caminhos para o investimento em tráfego pago, muitas dessas plataformas estão hospedadas no mesmo lugar, como o Google e Youtube e o Facebook e Instagram. Dessa forma, é muito mais prático monitorar as campanhas, os investimentos e resultados sem precisar entrar em diversos sites e contas diferentes. 

Os anúncios vinculados ao Google ADS são de pesquisa, com a utilização de palavras-chave, e de display, que aparecem em sites, no Gmail, entre outros. Já no Youtube ADS, existem algumas opções como os vídeos que aparecem antes do vídeo principal começar (puláveis ou não-puláveis), anúncios de vídeo discovery e anúncios outstream.

Já os anúncios vinculados ao Facebook ADS e ao Instagram ADS são bem semelhantes, pois são plataformas que prezam pelos conteúdos em imagem e — principalmente — em vídeo. Portanto, é possível produzir campanhas com carrosséis de imagens, vídeos no feed, stories, entre outros. 

Além disso, na plataforma é possível fazer uma segmentação desse público, utilizando informações como local, gênero, idade, gostos, etc., deixando a campanha totalmente específica para a persona que o negócio quiser atingir. 

No LinkedIn ADS existem quatro formatos em que os anúncios podem aparecer, como: Sponsored Content, Sponsored Inmail, Text Ad e Dynamics Ads. A partir das possibilidades oferecidas pela plataforma, é possível gerar diversos anúncios, tanto com imagens, vídeos e conteúdos.

Fale com quem entende!

Desenvolver uma estratégia de tráfego, colocar todos os anúncios no ar, monitorar o saldo e os resultados, entre outros, são muitas funções que, na maioria das vezes, tomam bastante tempo. Portanto, se você acha que não consegue dedicar um momento exclusivo para planejar e executar todos esses passos, a melhor opção é contratar uma agência especializada.
Para isso, você pode contar com a The Digital Eden! Somos uma agência de performance, especializada em tráfego pago (Google ADS e Facebook Ads) e SEO,  com mais de dez anos no mercado, preparada para colocar o seu negócio em evidência no mundo digital. Não perca a oportunidade de destacar a sua marca e entre em contato. Estamos te esperando!

Endereço

Centro Empresarial Jose Barão – R. Princesa Isabel, 138 – Sala 104 – Zona 04, Maringá – PR, 87014-090