Fale conosco
O que é SEO?

Hoje em dia, o termo “SEO” é muito popular no meio de Marketing Digital, mas ainda existe muita confusão em torno do que realmente se trata, a idéia nesse texto é te explicar de forma simplificada o que é o SEO, e porquê é tão importante para um negócio se destacar nas pesquisas dos mecanismos de busca.

Primeiramente, vamos começar por sua etimologia. SEO se trata de uma sigla, que do inglês significa “Search Engine Optimization”, traduzido para o português seria algo como  “Otimização de Mecanismos de Pesquisa”, compreendendo o que significa essa sigla já dá para entender parcialmente o que seria, mas complementando…sim! o SEO nada mais é do que um trabalho feito por especialistas em Marketing Digital (como nós, aqui da TDE ;)) para dar visibilidade a um negócio, produto ou serviços, quando um usuário faz pesquisas relacionadas com a atividade desse negócio no Google

Se você pesquisar algo agora mesmo, verá que há um Ranking de resultados para sua pesquisa, não importa qual seja ela, terá resultados mais na parte “de cima” da página do Google (ou qualquer outro buscador que você esteja usando, como o Bing, por exemplo), e resultados mais embaixo… Se for mais observador ainda, verá que alguns resultados aparecem como anúncios (geralmente os 4 primeiros e os 3 últimos da página) e outros não, então, na parte de SEO, o nosso interesse é nesse grupo que NÃO aparece como anúncio.

O importante até esse ponto é você ter compreendido que o SEO é um trabalho feito para posicionar o seu negócio da melhor forma possível nos resultados de busca sem ter que fazer um pagamento para o Google por cada clique redirecionado ao seu site.

Beleza, agora que você já entendeu o que é, COMO fazer para se obter bom resultados em SEO?

Primeiramente, é importante frisar algo, não espere resultados instantâneos!!! o SEO exige paciência e observação, mas se o serviço for bem estruturado, é quase certeza de que irá gerar um bom resultado e possíveis Leads*.

Uma primeira dica crucial para uma otimização de seus serviços em SEO, é começar focando-se na otimização para palavras-chave estratégicas. Realize um bom estudo de termos que possam estar relacionados com o seu negócio e em seguida, tenha certeza de que cada página no seu site esteja otimizada para as palavras-chave relacionadas. 

Além das palavras chave, é também muito importante fazer uma análise do seu site. Estudar se o Google pode ler corretamente todas as páginas, se o site carrega de forma rápida, se é responsivo para dispositivos móveis, se não apresenta erros no código…Esta é uma parte muito técnica mas crucial para o trabalho de SEO.

Geração de conteúdo com foco no usuário: O seu site precisa de conteúdo de qualidade, gerado com foco no seu público-alvo. É muito importante que você não copie textos de outros sites, pois o Google é muito inteligente para detectar conteúdos duplicados.

E para finalizar, o SEO também precisa de links. O Google interpreta que o seu site é importante se tiverem outros sites falando de você. É um trabalho complicado e que precisa de um acompanhamento constante por parte de especialistas na área.

E aí, esse conteúdo te gerou valor? Esperamos que sim! Deixe um comentário neste post e compartilhe com amigos para que eles também possam aprender o que é o SEO.

*Leads: é considerado como lead toda pessoa que expressa algum tipo de interesse pelos produtos ou serviços por uma empresa. Para simplificar um lead é uma oportunidade de venda.

Imagem: Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Conosco
× Como podemos te ajudar?