Quem Somos

Conheça os 7 melhores sites para ideias de conteúdo para blog 

A tela em branco, conhecida também como bloqueio criativo, pode acontecer com qualquer setor de marketing. Isso significa que buscar ideias para blog por muitas vezes parece uma missão impossível, principalmente quando temos a sensação que esgotamos todo nosso banco de temas. 

A produção de textos relevantes é uma das melhores formas de garantir que sua marca obtenha autoridade no seu segmento e consequentemente conquiste novos clientes. Por essa razão, muitas páginas são criadas para auxiliar todos os conteudistas durante o brainstorming e planejamento. 

Portanto, apresentaremos 7 sites para ideias de conteúdo que te ajudam a descobrir as tendências do momento de acordo com o que seu público-alvo busca. Vamos lá? Continue lendo! 

Answer The Public                          

O Answer The Public é um site para ideias de conteúdo que gera palavras-chave baseado nas pesquisas dos usuários do seu nicho. Assim, a partir das dúvidas frequentes que as pessoas buscam, torna-se mais fácil ter insights para a produção de textos relevantes. 

Além disso, a página mostra dados como o volume de busca, os valores do custo por clique, assim como perguntas, preposições e comparações usadas no momento de pesquisa do público. 

Entretanto, ele não é uma plataforma gratuita, sendo necessário realizar uma assinatura caso deseje fazer mais de 3 pesquisas diárias. 

Apesar disso, todos os planos são bem acessíveis com ótimo custo-benefício, podendo custar de $1 dólar, com acesso a somente uma pessoa, até  $99 para o pacote Expert que possui usuários e pesquisas ilimitadas. 

Google Trends

Sabemos que o primeiro passo para criar um conteúdo relevante, é estar atualizado sobre as tendências, visto que não compensa produzir algo que ninguém pesquisa, uma vez que não gera resultados. O Google Trends é uma ferramenta que ajuda exatamente nisso!  

Diferente da plataforma citada anteriormente, essa é totalmente gratuita e excelente para analisar como uma palavra-chave está performando em tempo real. 

Lá, você tem acesso a gráficos que mostram o interesse ao decorrer dos anos referente ao que foi pesquisado, dados que comparam as regiões em que estão pesquisando mais a palavra-chave escolhida, tal como tópicos relacionados. 

Ubersuggest

Se você quiser fazer um benchmark enquanto pesquisa um termo, o Ubersuggest é a ferramenta ideal. Essa plataforma apresenta o número de buscas diárias, temas relacionados, e outras funções que auxiliam quem está pesquisando uma determinada palavra para criar conteúdo com estratégias de SEO.

O usuário tem um limite diário de pesquisas, depois somente adquirindo o plano pago que deixa disponíveis 7 dias de teste grátis. 

Na versão paga, você pode aproveitar os treinamentos e o suporte em otimização para mecanismos de buscas, relatórios, pesquisas de palavras-chave, backlinks, análise competitiva, rastreamento de ranking e auditoria do site.

Quora

Com uma interface que se assemelha a várias mídias sociais como Twitter e Reddit, o Quora é uma ferramenta  gratuita que poucas pessoas no Brasil conhecem, porém, é um site para ideias de conteúdo muito útil. 

Uma das maiores vantagens já começa na criação da sua conta, onde é possível sinalizar seus assuntos de interesse. Após essa etapa, o seu feed te mostrará somente as perguntas e respostas presentes em cada tópico selecionado anteriormente. 

Além disso, a barra de pesquisa pode ser usada para coletar temas para sua redação, visto que ao pesquisar um termo, a página apresenta inúmeras dúvidas que podem ser respondidas em um blog post. 

Keyword tool

Focada em encontrar palavras-chave que casem com o seu público-alvo, o Keyword Tool é uma plataforma que mostra os resultados para os termos pesquisados e possibilita realizar modificações que transformam sua busca em algo cada vez mais direcionado. 

Entre os benefícios principais deste site está a presença dos filtros para “questions”, onde você consegue analisar as perguntas que existem com base na palavra pesquisada. Por exemplo, caso pesquise “marketing”, terá acesso a questões como “como funciona o marketing”. 

Isso facilita no momento de planejamento, pois disponibiliza vários temas para criar um conteúdo relevante, fator determinante para aumentar as chances de ranqueamento.  

Leia também sobre o que é Google Ads! 

Mídias sociais

Apesar de não ser um site para ideias de conteúdo, as mídias sociais são perfeitas para estudar o seu público-alvo e coletar informações essenciais que podem te auxiliar na redação. 

Redes como Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter fornecem dados como tendências e também interações que apresentam a linguagem dos usuários, facilitando para que o seu texto fale na língua de seus clientes. 

Portanto, use essas ferramentas ao seu favor, explore enquetes e interações que sejam interessantes, pois dessa forma, você consegue analisar os gostos, interesses, qual é o melhor formato, entre outras coisas que aprimoram seu texto para ser assertivo. 

Buzzsumo 

Buscando um site que rastreie as palavras do momento para te ajudar a criar seus conteúdos para blog ou mídias sociais? O Buzzsumo é perfeito para o trabalho! 

Com essa ferramenta você não precisa se preocupar se está por dentro ou não de todos os assuntos do momento, ao mostrar todos os temas relevantes em tempo real. 

Para melhorar ainda mais a sua experiência de planejamento, ele disponibiliza perguntas que podem ser usadas em seus textos, insights de SEO e dicas sobre distribuição, no qual apresenta os melhores canais de compartilhamento para gerar mais engajamento. 

Embora não seja gratuito, é um investimento que fará diferença a longo prazo para o setor de conteúdo, visto que contém várias vantagens que auxiliam tanto durante o bloqueio criativo quanto em se manter atualizado. 

Vale ressaltar que todo o trabalho do setor de redação requer uma ajuda especializada, visto que existem profissionais qualificados em técnicas de SEO que são 100% focados em aumentar sua visibilidade e tráfego orgânico. 

Você encontra tudo isso na The Digital Eden, uma agência de performance que te guia durante todos os processos. Entre em contato e dê o primeiro passo para colher resultados frutíferos. 

Esperamos que tenha gostado de conhecer os sites para ideias de conteúdo, assim como nosso trabalho e até a próxima! 

Endereço

Centro Empresarial Jose Barão – R. Princesa Isabel, 138 – Sala 104 – Zona 04, Maringá – PR, 87014-090