Quem Somos

Passo a passo: Como organizar a sua Black Friday?

O mês de novembro tornou-se, de alguns anos para cá, um misto de temor e oportunidades. Para alguns, uma época de recordes de vendas, para outros, a materialização do estresse e do desespero. Afinal, existe alguma fórmula para garantir que o período de Black Friday seja um sucesso?

Não existe um só projeto que alcance seu máximo potencial sem organização. A Black Friday não é diferente… Em meio a uma grande concorrência, uma enxurrada de ofertas, a ansiedade dos possíveis clientes e a alta demanda de trabalho, é através da organização intencional que podemos garantir que a Black Friday seja um tempo frutífero.

Foi o passo a passo dessa organização que a Bruna Estrella, responsável pela parte administrativa da TDE, nos ensinou em sua aula.

É PRECISO SER INTENCIONAL

Antes de mais nada, é preciso parar e refletir sobre o que será a Black Friday para a sua empresa. Juntar dados de anos anteriores, cases de sucesso do mercado e mesmo informações do core da empresa (como a persona, proposta de valor do negócio, produtos de maior interesse pelo público, custos, margens, etc) pode ser de grande valia para desenhar o que pode funcionar durante o período de promoção.

Entender as tendências do mercado também te ajudará a entregar, em suas promoções, o que o cliente está buscando. Cada ano há uma tendência, que pode ou não ser a mesma do ano anterior. É preciso estar sempre atento e atualizado ao seu mercado.

Se você tem loja física e online, a recomendação é que seu foco, durante a Black Friday, seja especialmente nas vendas online, já que nos últimos anos as vendas online superaram percentualmente o número de vendas físicas, o que indica onde seus consumidores estarão buscando por ofertas.

O QUE QUEREMOS X O QUE PODEMOS FAZER

Não existe nada mais triste para o desenvolvimento de uma campanha do que uma estratégia onde faltou imaginação, mas, por outro lado, não existe nada mais prejudicial do que assumir um risco com o qual não se pode arcar.

É preciso, então, neste cenário, encontrar um meio termo: deixar sua criatividade para ideias e promoções fluir até o limite que o financeiro, o estoque e a logística permitirem.

Uma excelente forma de chegar a isso é ter um tempo de “brainstorming” com toda a equipe, onde pode-se criar uma lista de ideias e possibilidades que explorem o máximo da criatividade de todos. Com essa lista em mãos vem a segunda reunião, essa sim apenas com os setores administrativos, para filtrar o que, das ideias geradas, é possível executar.

Algumas perguntas interessantes que poderão ajudar nessa segunda reunião:

1. O que poderíamos alcançar?
2. Quanto podemos investir?
3. Quais riscos podemos correr?
4. Como estão estoque e processos internos?

ESTABELECENDO METAS

De nada adianta ter ideias, pensar em promoções e entender as possibilidades se não houver um alvo a ser atingido. A ferramenta SMART oferece critérios bastante específicos para desenhar todas as qualidades necessárias para entender as metas que a empresa deseja alcançar durante a campanha de Black Friday.

Para preencher a tabela, você precisará responder às seguintes perguntas: Qual a meta?

S – É de fácil compreensão?
M – Como você saberia dizer que alcançou ao chegar lá?
A – Está dentro de uma realidade possível?
R – Qual a importância de alcançar isso?
T – Em quanto tempo pode ser alcançada?

Outras perguntas que precisam ser respondidas para dimensionar as metas:

  • Nosso objetivo maior é a venda?
  • Queremos aproveitar o período para captar leads?
  • Quanto queremos vender?
  • Quanto desconto podemos dar no total?
  • Por quanto tempo podemos manter as promoções?

PLANEJANDO AÇÕES

A elaboração de um plano de ação concreto e objetivo é o próximo passo para avançar. Um plano de ação nada mais é do que o desdobramento das ações necessárias para alcançar as metas definidas na etapa anterior.

Sempre que for feito um plano de ações, é importante que todas as partes da empresa envolvidas participem (nem que seja para revisar a proposta montada), já que cada setor conhece a prática de seus processos e entende melhor o que pode ou não funcionar.

Uma vez mais, separamos algumas perguntas que te orientarão nesta etapa:

  • Faremos uma jornada para a captação de leads?
  • Daremos os melhores descontos no primeiro dia?
  • Daremos os melhores descontos por email?
  • Quais alterações precisarão ser feitas no site?
  • Quais gatilhos despertaremos no público
  • Como estaremos atentos à dinamicidade da Black Friday?

Tendo clareza de todas as respostas, o próximo passo é montar um mapa mental eficiente, que contemple o panorama completo de tudo o que deve ser feito. Um mapa mental consiste na expansão das ações em um esquema visual simplificado. Existem alguns sites que facilitam a utilização dessa ferramenta, como o MindMeister, GoConqr, Coggle e Gliffy.

O mapa mental também ajudará no momento de definir qual pessoa (ou setor) será responsável por cada ação…Considerando que as ações estão interligadas e são interdependentes umas das outras, é muito importante que toda a equipe tenha clareza de quem é o responsável por dar cada passo. A ferramenta Kanban é excelente para essa tarefa.

Por fim, já sabendo as metas, as ações e os responsáveis, resta distribuir no tempo e espaço cada etapa da campanha. Para isso, também há uma ferramenta facilitadora: o Gráfico de Gantt.

Essa é uma ferramenta que literalmente nos permite visualizar a evolução do projeto no tempo, determinando prazos, interdependência de cada ação com a seguinte e acompanhamento do avanço das metas definidas.

Sabemos que parece muita coisa… Mas, acredite, realizando um passo de cada vez, é totalmente viável montar um plano de ação simples, claro e eficiente.

Nossa recomendação é que você busque alguma ferramenta de gestão de projetos. Existem muitas que oferecem um compilado de todas as outras que sugerimos acima. Você pode pesquisar mais sobre o Quire, Jira, Trello, Asana

CHEGOU A HORA DO SHOW!

De nada adianta você ter lido toooooooodo esse passo a passo para se organizar, se não houver um protagonismo de sua equipe em colocar esses passos em prática.

Quer uma dica final? Selecione um gerente que ficará responsável pela campanha de Black Friday hoje mesmo e sente com ele para listar tudo o que te apresentamos nesse texto, assista o vídeo no qual ensinamos detalhadamente cada um dos passos e já comece a desenhar essa campanha o quanto antes!

Te garantimos que, seguindo esses passos, sua Black Friday certamente será um sucesso: seja de vendas (que é o que todos esperamos) ou de aprendizado.

Os fatores que não estão sob seu controle sempre podem prejudicar os resultados, é verdade, mas não permita que os que de fato estão sob seu controle o façam.

Boa organização e uma excelente campanha!

Endereço

Centro Empresarial Jose Barão – R. Princesa Isabel, 138 – Sala 104 – Zona 04, Maringá – PR, 87014-090