Benefícios-da-gestão-de-tráfego

A gestão de tráfego é um importante aliado do seu negócio, seja você um prestador de serviços, um empreendedor local ou uma grande empresa. Segundo um estudo realizado pelo SPC Brasil, em parceria com o Instituto Meu Bolso Feliz: Nove em cada dez consumidores virtuais consultam a internet antes de realizar uma compra.

Dessa forma, vemos que a Internet é, cada vez mais, um importante local de divulgação das marcas. Ainda segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados disseram que costumam comprar em lojas virtuais pelo menos uma vez por mês. Isso demonstra que o percentual de brasileiros que fazem compras em lojas virtuais está crescendo.

Portanto, é muito importante que você consiga se posicionar na Internet e ser encontrado pelo público. O jeito mais fácil de atingir esse objetivo é investindo em gestão de tráfego. Se você ainda não sabe do que se trata, já ensinamos no blog tudo o que você precisa saber sobre tráfego. No artigo de hoje, vamos falar sobre os benefícios que uma gestão bem feita pode trazer para o seu negócio.

1. Atrair mais pessoas para o seu site

Colocar um site no ar, marcar presença nas redes sociais, produzir conteúdo e interagir com o público são coisas que dão trabalho, além de consumirem tempo e dinheiro. Porém, essa ainda é a forma mais eficaz de falar com o maior número de pessoas interessadas no seu produto ou serviço e aumentar o volume de vendas.

Muita gente não se dá conta, mas o site é uma extensão do negócio. Se a sua loja física (ou consultório, por exemplo) precisa de uma linda fachada para chamar a atenção dos pedestres, seu site também precisa de cuidados para chamar a atenção do público. Um desses cuidados é a gestão de tráfego.

Uma boa estratégia de tráfego envolve: anúncios pagos no Google Ads e no Facebook Ads, otimização dos conteúdos para os mecanismos de busca, também chamado de SEO (Search Engine Optimization), produção de conteúdo relevante para o público-alvo, entre outras coisas. Ou seja, ela combina o tráfego orgânico com o tráfego pago para que seu site consiga atrair o maior número de visitantes possível.

2. Aumentar a notoriedade da marca

Quando você vê uma letra branca manuscrita em um fundo vermelho, o que vem a sua cabeça? E se eu falar em uma maçã mordida? Algumas marcas conseguem ser reconhecidas quase instantaneamente pelas pessoas. É o caso da Coca-Cola e da Apple, por exemplo, duas marcas com um brand awareness (consciência de marca) muito forte.

A gestão de tráfego pode ser usada com o objetivo de gerar notoriedade para a marca, ou seja, fazer com que ela seja lembrada pelo público e, consequentemente, se diferencie da concorrência. Isso aumenta o valor de mercado do negócio, inspira lealdade nos clientes e, claro, impulsiona as vendas.

Além disso, o brand awareness gera mais menções e engajamento nas redes sociais e mais pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google. Com isso, há um crescimento do tráfego orgânico e, possivelmente, do faturamento.

3. Criar autoridade no ambiente digital

Algumas pessoas têm dificuldade em compreender o que é ser uma autoridade e qual a importância disso para a marca. Ter autoridade no ambiente digital significa que a marca é uma referência em sua categoria para o público.

Para entender melhor, quando falamos em sistemas operacionais, muitas pessoas só conhecem o Windows. Quando você precisa fazer uma pesquisa, vai direto no Google ou pensa em outra ferramenta de busca? No caso dos mecanismos de busca, o Google é uma referência em quase todos os países, apesar de o Bing ainda ser bastante utilizado. 

Ter autoridade é estar entre as marcas mais importantes do seu nicho. Dessa forma, você se torna uma das preferências do consumidor e consegue  fortalecer o seu brand awareness e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Agora que você já conhece os principais benefícios de uma boa gestão de tráfego, saiba também que, segundo o Google, sites que aparecem na primeira página dos resultados de pesquisa ganham um número consideravelmente maior de cliques do que os que aparecem na terceira página, por exemplo. Para que a sua marca possa performar bem, você precisa de uma equipe experiente cuidando da sua gestão de tráfego.

A TDE é especialista em performance! Fale com a gente!
Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×